Tempo para boa leitura: Eça de Queiróz com O Crime do Padre Amaro



Conversando com meu amigoemestre na escrita, sobre leitura e títulos, percebi  que não me recordava de ter lido algo do Eça de Queirós. Resolvi então conferir o livro O Crime do Padre Amaro. Por que logo esse? Há algum tempo uma amiga que  é roteirista veio ao lugar onde vivo para fazer um trabalho documentário sobre o livro O Crime do Parde Amaro. Íamos nos encontrar para um  café, mas o tempo ia mudar e ela estava de helicóptero da  então precisou antecipar a volta para SP. Assim o nome do Filme ficou guardado até o dia da conversa envolvendo Eça de Queirós. As impressões aqui são minha opinião como leitora. Confesso que levei muitas páginas para o livro me ganhar. A história é boa, o argumento bem forte, mas segue a linha descritiva da época. São longos relatos de um lugar, de uma reunião ou de uma conversa e isso me cansa. Mas como era um compromisso comigo, persisti e fui adiante até que o livro me ganhou e li até a ultima página com interesse. Realmente a história chama atenção para a forma como uma religião interfere na vida de pessoas, de lugares e de países. O que fizeram com o Jovem escrevente e a Jovem Moça, realmente é como já vi muitas vidas serem destruídas pelos Religiosos no Poder. Naquela época foram os católicos, em outro tempo os protestantes, e assim por diante. Obs: Antes desses dois ou depois deles eu não me arrisco a citar nenhum outro por falta de conhecimento.  Leiam  e me digam depois, o que acharam do livro e não da minha opinião. Catiaho Alc.



Análise da obra “O Crime do Padre Amaro
”2º esse endereço: 
https://www.guiaestudo.com.br/o-crime-do-padre-amaro "

“O Crime do Padre Amaro” é formado por 25 capítulos. É uma obra polêmica que causou um choque a Igreja Católica e a sociedade burguesa, por ilustrar os comportamentos hipócritas dos “homens de Deus”, os eclesiásticos.

O romance “O Crime do Padre Amaro” mostra a corrupção da sociedade provinciana e a burguesia da época. E ao longo da história aponta assuntos que envolviam as convenções sociais e extrema religiosidade.

Com o narrador onisciente e com narração em terceira pessoa, “O Crime do Padre Amaro” permite ao leitor saber informações profundas e desejos secretos dos personagens. Com o objetivo de expor a cegueira da sociedade em identificar e condenar os erros alheios, mas escondendo os próprios.

“O Crime do Padre Amaro” também mostra que os eclesiásticos se tratavam de homens como qualquer outro. E pior, que eles manipulavam os fiéis fazendo-os acreditar nos valores e crenças que nem eles seguiam, caso fosse em benefício próprio.

Não é à toa que o protagonista do romance “O Crime do Padre Amaro” é um membro do clero. Fazendo com que após a sua publicação, a Igreja Católica tenha perseguido o escritor Eça de Queiroz.

Devido ao período que passava o país, “O Crime do Padre Amaro”, no âmbito do naturalismo, defende que o homem é fruto do meio em que vive. Ou seja, todo seu caráter, personalidade e comportamento é consequência do meio social que está inserido.

Contexto histórico do “O Crime do Padre Amaro”

Passado entre 1860 e 1870, o livro é fiel aos movimentos envolta do anticlericalismo. O período da segunda metade do século XIX em que Portugal estava passando por grandes mudanças sociais e filosóficas.

Exatamente por ser uma obra que envolve paixão, sensualidade, celibato, poder eclesiástico, etc. que “O Crime do Padre Amaro” foi alvo de críticas, especialmente em um momento de grande descrença no clero.

Adaptações do romance “O Crime do Padre Amaro” para o cinema

Há duas versões cinematográficas do romance:

Em 2002: adaptação do mexicano Carlos Carrera e indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em 2005: adaptação do português Carlos Coelho da Silva, que foi bem recebida pela crítica. Além disso, as críticas ao clero foram bem mais acentuadas do que a própria obra.

Sobre o autor do “O Crime do Padre Amaro”

José Maria de Eça de Queiroz era filho de José Maria Teixeira de Queiroz e de Carolina August Pereira d’Eça. Nasceu em uma casa da Praça do Almada, na Povoa de Varzim em 1845, falecendo aos 54 anos, em 16 de agosto de 1990 na sua casa de Neuilly-sur-Seine, perto de Paris.

Eça de Queiroz foi um diplomata, romancista, contista e escritor português. É considerado um dos mais importantes escritores de Portugal e também para a literatura brasileira. Tem como escola, o romantismo e o realismo e movimento estético, geração de 70.

Formado em Licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra, exerceu a profissão na área da advocacia e do jornalismo, fundando posteriormente a Revista de Portugal.

Seus primeiros trabalhos foram publicados na revista “Gazeta de Portugal”, e anos depois transformado em livro intitulado “Prosas Bárbaras”, obra póstuma. “O Crime do Padre Amaro” junto com “Os Maias” e o “Primo Basílio” são as suas obras mais conhecidas.

“O Crime do Padre Amaro” está sob domínio público. Faça o download e download e boa leitura.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu aprendendo Ouvindo Radio

Estou lendo um Livro que você me deu